Vereador Val Estilos pede agilidade no agendamento e realização de cirurgias de vesícula
Uma matéria voltada para a área de saúde e lida na 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Camaçari, realizada na manhã desta quinta-feira (25/11), gerou longo debate e recebeu apoio dos parlamentares da Casa. Apresentada pelo vereador Val Estilos (REPUBLICANOS), a Indicação Nº 1150/2021 pede ao Executivo Municipal que todo paciente que dê entrada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) com quadro de colelitíase (inflamação da vesícula) -que necessite de cirurgia eletiva ou precise de avaliação com médicos especializados – seja acolhido e encaminhado à regulação do município para que tenham a consulta e procedimento cirúrgico agendado.
Segundo o autor da matéria, a indicação aponta a necessidade de oferecer um atendimento humanizado e para garantir que o paciente seja direcionado para ter o seu problema de saúde definitivamente resolvido com a realização do seu procedimento cirúrgico. “Quero pedir a todos os vereadores que atentem para essa indicação que apresento hoje. Os pacientes com infecção na vesícula têm nos relatado que procuram a UPA, em momento de crise da doença, lá sendo atendidos, medicados e encaminhados de volta pra casa”, mencionou.
Segundo o parlamentar, o correto é que o paciente saia da unidade de saúde já agendado para a regulação com o protocolo de solicitação do procedimento necessário. “Esses pacientes não estão sendo direcionados para a realização do procedimento cirúrgico, que na maioria dos casos de inflamação da vesícula é o que normalmente necessita ser feito. Essa cirurgia é classificada como eletiva, mas precisa ser feita. O município precisa acolher o paciente e encaminhar para regulação para agendamento da cirurgia com agilidade. Muitos pacientes estão sofrendo além do que deveriam por conta dessa falta de encaminhamento para cirurgia”, avaliou Val Estilos.
A indicação também teve a aprovação do vereador Gilvan Souza (PSDB), que parabenizou a iniciativa da indicação, pontuando as dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde. “Existe uma demanda reprimida nos serviços de cirurgias eletivas que o município tem feito muito esforço para zerar e atender a todos. A indicação é importante para contribuir nesse sentido e temos certeza que esse é o foco da Secretaria da Saúde”, afirmou.