Grupo Espermacete de Barra de Pojuca se apresenta em Abrantes neste sábado
No próximo sábado (16) o grupo cultural Espermacete de Barra de Pojuca vem mais uma vez à Abrantes mostrar sua musicalidade e desenvoltura, valorizando a cultura e as tradições rítmicas da região através do convidativo samba de roda e ritmos regionais.
O grupo tem a frete a metra Nildes, que conta na pagina digital do grupo, a história que dá origem ao nome e a veia cultural do grupo.
Segundo a história contada pelo Sr. Cassiano, avô da mestra Nildes, a origem do nome “espermacete” começa com o naufrágio de um navio, que supostamente vinha do Japão, na costa brasileira.
Este navio trazia entre suas especiarias uma substância branca, sólida, e oleosa chamada de espermacete. Essa substância era extraída do cérebro de vários cetáceos, principalmente da baleia cachalote. A substância, espelhada pela costa, após o naufrágio, foi utilizada pela comunidade costeira não apenas em seu uso próprio.
Serviu também como alimento ao imaginário popular, surgindo, então, diversas músicas, acompanhadas de coreografias, tendo como base esse fato. As mulheres nativas da região enquanto trançavam suas tiras de piaçava em lindos chapéus e esteiras, cantavam a história do espermacete.
A partir daí, na Folia de Reis, esses nativos se reuniam e saiam pelas casas cantando e dançando. Perpetuando a história contata por seus antepassados… Essa história deu origem ao Grupo Espermacete. Herança dos nativos de Barra do Pojuca, que até os dias atuais se mantém viva através do trabalho da mestra Nildes, que há quatro décadas faz da herança recebida, o legado de sua vida.
Você pode conferir a apresentação do grupo na noite de sábado(16) na Praça da Matriz em Abrantes.
Redação do Orla News.