Notícias

Com aproximadamente 310 mil habitantes, Camaçari tem cerca de 600 cartões do SUS

Prefeitura planeja realizar um recadastramento para conter a invasão de usuários de outros municípios

 

Na tentativa de sanar as pendências da Saúde de Camaçari, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo e o secretário de Saúde, Elias Natan, lançaram  nesta quinta-feira (07) o cartão Viva + Saúde, com o objetivo de recadastrar todos os usuários de Camaçari para acabar com a invasão de cartões SUS na cidade.  Segundo dados da Sesau, Camaçari tem 600 mil cartões SUS cadastrados e aproximadamente 310 mil habitantes; demonstrando a invasão de usuários de outros municípios. 

“Não tem recurso financeiro capaz de dar conta de atender nossa população. Através do recadastramento faremos uma limpa nesse banco de dados, deixando apenas as pessoas que moram em Camaçari. Assim conseguiremos fazer com que os recursos investidos atendam especificamente quem mora aqui”, afirmou Elba Brito, responsável pela Diretoria de Controle e Regulação do SUS (Dicores) da Sesau, setor que conduzirá todo processo.

Atualmente, o município conta com uma demanda reprimida de 49.990 pessoas, que necessitam de 108 diferentes tipos de procedimentos, entre ultrassonografias, consultas especializadas, exames laboratoriais, além de cirurgias (hernioplastia, vasectomia, histerectomia, dentre outras) e exames diversos. No total, são quase 93 mil procedimentos em fila. Situação que se agravou durante a pandemia da Covid-19.

“Sabemos exatamente qual a demanda de cada unidade de saúde graças ao modelo de regulação que implantamos em 2019. Estávamos trabalhando para zerar a fila quando veio a pandemia e parou tudo. Agora que as coisas estão se normalizando iremos trabalhar incansavelmente até acabar com essa demanda reprimida”, explicou Elias Natan.

Comentários: