Notícias

Camaçari inaugura espaço que troca resíduos recicláveis por benefícios

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (29) em Camaçari, a Casa So+ma – espaço que troca resíduos recicláveis por benefícios, visando o descarte correto de lixo, gerando novas oportunidades. 

A fundadora da So+ma, a cientista social e publicitária Claudia Pires, explicou como a iniciativa funciona. “Faz um cadastro gratuito, traz os recicláveis, pesa, começa a acumular o ponto e pode trocar. Todo resíduo que chegar aqui vai para a cooperativa, eles vendem e vira receita. O objetivo é para que todos os cidadãos comecem a criar esse hábito da reciclagem”, disse.

Com o programa, os resíduos recicláveis são convertidos em recompensas mediante regime de pontos a serem trocados por benefícios como cursos profissionalizantes, descontos em produtos e serviços, produtos de higiene e alimentos, ou ainda transferir doações para Organizações Não Governamentais (ONGs) locais.

Os materiais recicláveis coletados serão destinados à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), que atualmente conta com 25 sócios. A presidente da instituição, Glória Marta da Silva, destacou que o projeto vai dar mais qualidade de vida para o associado.

“Para Braskem é uma alegria estar, na semana de aniversário da cidade, inaugurando a Casa So+ma. Hoje estamos aqui ajudando a transformar os resíduos em geração de renda para catadores, em produtos para os cidadão e também em consumo consciente, o ato de reciclar”, afirmou a gerente de Relações Institucionais da Braskem, Magnólia Borges.

O horário de funcionamento da Casa So+ma é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. A quantidade de pontos é definida por quilo, a depender do material, ou ainda por unidade, e a partir de 200 pontos já podem ser trocados por produtos.

A iniciativa acontece através da parceria entre a Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e a Braskem, e está localizado no estacionamento interno do Centro Comercial, no centro da cidade. 






OrlaNews

Informação além da notícias

Comentários: