STF forma maioria e rejeita ação que pedia cancelamento da Copa América no Brasil
Sempre tomando a rédea de decisões polêmicas no país, o Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu formar maioria para rejeitar uma das ações que pedia o cancelamento da Copa América no Brasil por causa da pandemia de covid-19, em julgamento no plenário virtual da corte nesta quinta-feira, 10.
Assim, se não acontecer mudanças dos votos até o final do julgamento, o torneio de futebol continental será liberado. A competição está prevista para começar no próximo domingo em Brasília.
Favorável a competição, a ministra Cármen Lúcia, que é relatora da ação, votou a favor, e mais outros cinco ministros já confirmaram a decisão: Marco Aurélio Mello, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, responsável pelo voto que deu maioria.
Apesar do resultado não ser definitivo, o julgamento de hoje pode indicar uma tendência de entendimento do Supremo para os outros dois processos que também estão na fila para tentar reverter a realização da competição.
Vale lembrar, que o futebol brasileiro vem participando de diversas competições internacionais com os mesmo protocolos de segurança contra a covid, praticados na Libertadores da América, Sul-americanas e as recentes partidas da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa. Pelo visto, faltou informação aos denunciantes que tentaram a qualquer custo boicotar o tradicional torneio.