Coronel Ubirajara é exonerado do Comando Especializado da PM-BA e critica Rui Costa
Como se não bastasse a crescente onda de violência que permeia diariamente a Bahia, o governador Rui Costa exonerou o Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar da Bahia, o Coronel Jorge Ubirajara Pedreira por suposto elogio a operação da Polícia do Rio de Janeiro, que acabou com 25 bandidos mortos e um policial, na Favela de Jacarezinho no Rio de Janeiro.
A publicação dos decretos saíram na edição deste sábado (8) do Diário Oficial do Estado. Ubirajara havia sido nomeado em fevereiro, quando o petista realizou a troca da alta cúpula do Comando da PM, que conta com o Coronel Coutinho à frente da tropa.
Em um vídeo gravado nesta manhã, o militar demonstra descontentamento com a medida: “infelizmente o ato foi fruto da vaidade de alguma pessoa que não sabe o que é ser policial militar”.
“Foi uma honra comandar em tão pouco tempo tropas disciplinadas, técnicas e que sempre esteve pronta para atuar”, disse na gravação.
Ubirajara cravou que “as polícias militares do Brasil são verdadeiras guardiãs do Estado Democrático de Direito”.
A partir de agora, o coronel PM Manuel Paulo Muniz Júnior assume o comando de Policiamento Especializado, ele era lotado como diretor do Departamento de Comunicação Social – cargo agora ocupado por Ubirajara – uma espécie de “dança das cadeiras”, conforme homologação no DOE.