Brasil vence o Peru e chega ao nono título de Copa América
O Brasil conquistou na tarde de domingo (07/07), seu nono título da Copa América vencendo o Peru pelo placar de 3 a 1 no Maracanã.
Em um jogo tenso, a seleção começou estudando o adversário que tomou a iniciativa das ações. O Brasil com um time mais técnico fez a diferença, em uma jogada onde Gabriel Jesus driblou o adversário, com um cruzamento preciso para Everton (Cebolinha) marcar o primeiro gol da partida e seu terceiro gol na competição, consagrando-se artilheiro da Copa América 2019.
Após o gol, a seleção peruana acordou, e em jogada pela lateral, cruzou na área e o juiz viu toque de mão em Tiago Silva, marcando pênalti duvidoso a favor do Peru. Mesmo consultando o VAR, o árbitro confirmou a penalidade, finalizado por Guerrero igualando o placar, e fazendo o único gol sofrido pela seleção canarinho em todos os confrontos. Gabriel Jesus decisivo na partida, marcou o segundo gol do Brasil, que foi para o intervalo com a mão na taça
No segundo tempo, em uma tombada na lateral esquerda, fez o árbitro expulsar Gabriel Jesus, na disputa de uma bola no alto com Zambrano, deixou o corpo no zagueiro peruano, que ficou no chão. O árbitro Roberto Tobar foi direto: mostrou o segundo cartão amarelo e vermelho, indo mais cedo para vestiário.
Apesar de boa parte do segundo tempo ter um jogador a mais, o Peru não conseguiu reverter o resultado, e ainda sofreu o terceiro, em um pênalti sofrido por Everton, convertido por Richarlison e decidindo a partida.
O baiano e capitão Daniel Alves, foi escolhido o craque da Copa, recendo elogios por parte da imprensa esportiva.
A festa de premiação também recebeu a ilustre presença do presidente da república Jair Bolsonaro, que posou para foto com a seleção.