Notícias

1º Fórum PcD de Camaçari acontece no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12)

A prefeitura de Camaçari, por meio do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), realizou nesta sexta-feira (3/12), na Casa do Trabalho, o 1º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência (PcD). Realizado em parceria com a Comissão em Defesa dos Direitos PcD da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Camaçari, o evento foi promovido no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, e trouxe como tema: “Políticas públicas e suas dimensões de acessibilidade”.

Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito José Tude reconheceu que ao longo de sua vida política tratar dos direitos da PcD é um tema que diz respeito a toda a sociedade. “O fórum tem esse sentido, de fazer com que as pessoas se atentem para a questão das pessoas com deficiência, e que levem adiante os artigos que estão na lei, a fim de proteger e dar mais oportunidade para todos aqueles que possam ser úteis à sociedade”, evidenciou.

Janete Ferreira, coordenadora do GTC, reconheceu o acolhimento à PcD realizado pela prefeitura. “As políticas públicas construídas no município refletem o trabalho de uma rede integrada, que pensa, se preocupa e quer fazer o melhor, ao tempo que reconhecemos que ainda temos muito a aprender. O município de Camaçari chega primeiro e mostra que nós temos uma força muito grande, e que estamos vencendo”, declarou Janete.

Andréa Gama, presidente da Comissão PcD da subseção OAB Camaçari, celebrou a vitalidade do Fórum evidenciada por meio dos palestrantes convidados, das atividades culturais propostas e do planejamento de oficinas. Ela parabenizou o comprometimento da gestão. “É muito importante para o município ver que a administração pública está preocupada com as políticas públicas de inclusão. Esse é um trabalho voltado para a pessoa com deficiência, o que enobrece e nos favorece muito com seres humanos, a fim de que possamos nos tornar pessoas melhores, mais humanizadas”, reconheceu.

Para Suely de Fátima Souza, diretora de relações intersetoriais da União dos Deficientes de Camaçari (Udec), ainda que reconhecendo as dificuldades atuais que a PcD enfrenta, destacou o contentamento em integrar a organização do evento. “Me sinto muito satisfeita dando visibilidade a essas pessoas que estão invisíveis”, enfatizou, ao evidenciar os avanços que devem ser conquistados pelo município a fim de possibilitar uma vida mais digna para a população PcD do território.

Ao longo do dia, ocorreram mesas de debates e oficinas que permitiram a elaboração de um documento final, no qual vão constar os encaminhamentos feitos pelos núcleos de trabalho. O Fórum mobilizou a rede de entidades e representações políticas que se dedicam à defesa dos direitos da criança e do adolescente em Camaçari. O evento discutiu, além de questões atinentes à criança e ao adolescente, necessidades da população PcD também em idade adulta. A relatoria, de acordo com a coordenadora do GTC, Janete Ferreira, será entregue em mãos ao chefe do Executivo municipal.



Comentários: